domingo

Cateter Duplo J e Cálculo Renal

Saiba mais sobre tratamentos de Cálculo Renal e o popular cateter DUPLO J

Em geral, o tratamento adotado pela maioria dos médicos é conservador, com a administração de antiinflamatórios e grande ingestão de líquidos para tentar "empurrar" a pedra para fora.

Segundo muitos destes urologistas (e alguns nefrologistas), cálculos menores que 5mm (0,5cm) saem espontaneamente e somente cálculos a partir deste tamanho devem ser tratados, normalmente com o uso da litotripsia (LECO).
Na opinião unânime de todos os especialistas que colaboram neste site, isto é um absurdo, pois sabendo-se as dores e os riscos de lesões que uma pedra a partir de 2mm pode provocar em uma pessoa, deve-se sim buscar tratamento para todas as pedras existentes e diagnosticadas.

Apenas o aumento da ingestão de líquidos não garante uma solução para o problema e ainda pode gerar traumas e seqüelas ao sistema urinário.

Atualmente existem produtos muito eficientes como o rowatinex e o NQI, os quais deveriam ser utilizados nestes casos, além de outros medicamentos alopáticos que possivelmente poderiam ser prescritos por um especialista.

Também é um absurdo que mesmo sabendo dos riscos de desenvolvimento de diabetes mellitus e de hipertensão arterial que podem ser ocasionados pela litotripsia (LECO), a maioria dos urologistas segue indicando este tratamento de forma indiscriminada.

Um procedimento que vem se popularizando em outros países da América do Norte e da Europa, mostrando excelentes resultados na eliminação rápida e segura dos cálculos renais é a Endoscopia flexível com Holmium Laser. Infelizmente este tratamento ainda é pouco utilizado no Brasil devido aos altos custos e aos poucos médicos que possuem capacitação para uso desta moderna técnica.

No caso dos métodos convencionais de tratamento normalmente utilizados pela maioria dos médicos (Litotripsia, Ureterolitotripsia, Nefrolitotomia e cirurgias), adota-se o uso do cateter DUPLO J.

Após qualquer manipulação do ureter, este pode apresentar um grau de edema secundário a reação inflamatória, que por si só pode obstruir a passagem de urina e de restos de cálculos que ainda possam permanecer. Por isso, costuma-se inserir um cateter chamado de DUPLO J, ou rabo de porco (pig-tail em inglês), para garantir a permeabilidade da via manipulada.




Cateter Duplo J

O cateter apresenta as duas extremidades em forma parecida com a letra J, daí o seu nome. O Duplo J apresenta furos em seu trajeto que permitem o escoamento da urina.

Cálculo Renal e o Cateter Duplo J


Uma ponta fica dentro do rim e a outra dentro da bexiga. Portanto, mesmo que haja obstrução em algum ponto do ureter, independente da causa, o duplo J garante a permeabilidade da via urinária. Este cateter pode permanecer por várias semanas até que o urologista ache seguro retirá-lo.


Cateter Duplo J no sistema urinário

Após a colocação do duplo J pode haver dor lombar e abdominal, ardor ao urinar e sangramentos na urina durante alguns dias. Se houver febre, dor excruciante ou sangramento exuberante com coágulos, deve-se contatar o urologista para uma reavaliação.

A retirada do cateter é um procedimento simples e feito por via endoscópica com um cistoscópio. Entra-se pela uretra com esse endoscópio e puxa-se o cateter para fora. Se não houver complicações como aderências ou deslocamentos do duplo J, a retirada é um procedimento rápido, e algumas vezes até indolor.

Arquivo do blog