terça-feira

Litotripsia - Tenho cálculo renal e meu médico quer que eu faça a Litotripsia Extracorpórea (LECO). Será que é garantido que resolverá o meu problema? As pedras serão eliminadas?

Não. Não existe nenhuma garantia de que o problema será resolvido, e nem de que a pedra será quebrada ou eliminada. A efetividade da fragmentação do cálculo depende de vários fatores, dentre os quais citamos o tamanho (até 2 cm), a localização, a composição e principalmente o tipo de equipamento utilizado. Alguns equipamentos são extremamente dolorosos e além de requererem sedação (Dormonid, Fentanil) ou analgésicos potentes (Morfina, Nubain, Tramal, etc) pela dor durante a aplicação, machucam a pele com aparecimento de bolhas e equimoses (manchas roxas) na pele do local por onde entra a onda. Em equipamentos do tipo DORNIER, mais de 60% dos casos são resolvidos sem anestesia, sedação ou maiores traumas.
 
Fora a LECO, em cálculos maiores que 2 cm, o uso de procedimentos minimamente invasivos (uso de microcameras, monitores, LASER, etc.) pode estar indicado, mas todos exigem anestesia e internamento hospitalar. É importante dizer que apesar de muito popular hoje em dia e normalmente recomendado pela grande maioria dos urologistas, a fragmentação por ondas de choque externa vem tendo seu uso descontinuado principalmente em outros países da América do Norte e da Europa, devido a riscos do  desenvolvimento de diabets mellitus  16.8%   ou hipertensão arterial 36.4%, o que se deve ao efeito mecânico direto da onda de choque de fragmentação sobre o rim e o pâncreas (Journal of Urology, 2006; 175 (5) :  1742 – 7).




Arquivo do blog