terça-feira

O que é pedra no rim ?

Quando certos produtos químicos da urina juntam-se formando cristais, uma massa dura chamada “cálculo renal ou pedra no rim” ocorre. A maioria das pedras começam a se formar nos rins e algumas podem se deslocar para outras partes da extensão urinária, incluindo o ureter ou o a bexiga. Elas variam de tamanho, sendo que as pedras maiores podem bloquear o fluxo da urina ou causar irritação na parede interior da extensão urinária.
Pedra nos rins, ou “Nefrolitíase” é um distúrbio comum e com uma incidência cada vez maior em todo o mundo. É uma doença encontrada com mais freqüência em homens de meia idade. Existem cinco tipos principais de pedra de rim, pedra de cálcio (85%), pedras relacionadas a infecções (8%),  pedra de ácido úrico (5%), pedra de cistina (1%), e outras pedras mais raras (1%) como a xanteno.
Para pacientes que já tiveram sua primeira pedra no rim, torna-se difícil prognosticar a probabilidade de retorno de novas pedras. Até 70% dos pacientes que tiveram pedra no rim, terão uma outra no espaço de até 10 anos caso não recorram a nenhum tipo de tratamento preventivo. Contudo, pacientes que têm uma disfunção metabólica grave podem ter múltiplas pedras formando-se mensalmente. Muitas destas pedras ocorrem novamente no espaço de 5 a 7 anos, sendo que o pico desta ocorrência acontece nos dois primeiros anos. A medida que os pacientes que já tiveram pedra no rim envelhecem, a taxa de formação de novas pedras parece declinar e a não ocorrência geralmente acontece na faixa etária dos 50 anos.
Ainda que algumas pedras possam ser eliminadas naturalmente, recomenda-se sempre que possível acompanhamento e tratamento. Normalmente, o método mais utilizado por urologistas no Brasil é a litotripsia, mesmo sabendo dos malefícios indiretos que este procedimento normalmente causa. Atualmente, muitas pessoas tem buscado alternativas como chás, misturas naturais e receitas caseiras, o que em alguns casos até ajuda, mas infelizmente não resolve o problema, pois não corrige a disfunção metabólica que ocasionou as pedras. Um produto que tem se tornado muito popular nos últimos anos é o NQI, um suplemento a base de fósforo que não possui nenhuma contra-indicações e na maioria dos casos dissolve as pedras por completo em um período que varia entre 30 e 120 dias. O mais interessante é que o produto não se trata de um medicamento para cálculos renais e sim de um suplemento nutricional utilizado para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Apesar de desconhecido para muitos médicos, este suplemento se popularizou nos últimos anos devido sua alta eficácia em dissolver corpos cristalinos no organismo, eliminando por exemplo as pedras nos rins sem causar dores ou efeitos colaterais. Outro fato muito interessante é que o uso continuo do produto gera diversos benefícios ao organismo, além de não permitir a formação de novas pedras.


Fonte: http://www.calculorenal.org/

Arquivo do blog